Sobre Nós

O râguebi em Portugal é o grande tema deste “site”, com o qual esperamos venha a aprender um pouco mais sobre este magnífico desporto. Vamos falar do estado atual do râguebi no país, bem como um pouco da sua história. Falaremos de pequenos e grandes eventos de râguebi que acontecem sem que a comunicação social lhes dê a devida atenção, pelo facto de o desporto ser amador e não ter tantos “aficionados” como o futebol. Sabia, por exemplo, que há vários anos que Lisboa vem recebendo um encontro internacional de râguebi jovem, que reúne milhares de jovens jogadores?

Falaremos também do “rugby league”, das diferenças em relação ao “rugby union” (a principal variante de râguebi, que se joga em Portugal) e por que motivos é conhecido quase só na Oceânia. Apresentaremos a seleção portuguesa de “rugby league”, um projeto constituído inteiramente por jogadores na Austrália e que, pelo facto de esta variante não ser conhecida a nível nacional, nunca tiveram a oportunidade de jogar por cá.

A investigação científica sobre o râguebi em Portugal vai merecer também um pouco da nossa atenção. Sendo relativamente rara, traz um conjunto de conhecimentos sólidos e interessantes sobre o funcionamento do desporto. Outros temas que merecem abordagem são a forma como o râguebi traz visitantes do estrangeiro a Portugal: por um lado, jovens jogadores que almejam vir a jogar profissionalmente e que poderão encontrar por cá uma oportunidade; por outro, uma iniciativa turística destinada a equipas femininas de râguebi inglesas e que lhes permite, em férias, desfrutar das praias portuguesas e jogar nos campos nacionais, contra jogadoras lusas.