Rugby League Review: o jornal do “râguebi de 13”

raguebi_belenenses_sub13_dublin

O “Rugby League Review” é, provavelmente, o mais importante órgão de imprensa especializada sobre “rugby league” a nível mundial. O “rugby league” é uma variante do râguebicom regras ligeiramente diferentes (nomeadamente o facto de ser jogado com 13 jogadores por equipa, em vez dos 15 do “rugby union”, o râguebi propriamente dito)e extremamente popular nos países anglo-saxónicos (onde o râguebi é igualmente mais popular) e em algumas outras nações onde conseguiu “criar raízes”.

O jornal está baseado em Peakhurst, na Austrália, que é sem dúvida o país “capital” do “rugby league” (muito à imagem de Portugal, Espanha e Itália no hóquei em patins.) Tal como outras publicações especializadas, nomeadamente quando se trata de desporto, o jornal é mensal, justificando assim histórias desenvolvidas em profundidade e sem ceder à tentação do imediatismo e do sensacionalismo.

O “Review” dá atenção não apenas aos campeonatos australianos mas também a outros campeonatos por todo o mundo, nomeadamente ao campeonato inglês. A par com a Austrália, a Inglaterra é um país onde o “râguebi de 13” é bastante popular, nomeadamente no norte do país, nos condados de Yorkshire, Lancashire e Cumbria. No Rugby League Review poderá acompanhar-se o andamento da Super League, a mais importante competição de “rugby league” da Europa, que conta com esta particularidade: das suas 12 equipas, 11 são daqueles três condados do norte de Inglaterra, e 1 do sul de França, os “Dragões Catalães”. Até as ligas e as novidades de países com menos tradição ou não anglo-saxónicos (como os campeonaots de “rugby league” da Sérvia e da Grécia) são acompanhadas nesta publicação. O slogan do “Review” é, em português: “se se trata de “rugby league”, falaremos disso!”

Os amantes de “rugby league” que queiram acompanhar todas as notícias poderão fazê-lo assinando uma subscrição do jornal, que é enviado para todo o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *