Rugby League em Lagos

Georgia_Rugby_RUGBY_union

O “rugby league” não tem uma tradição substancial em Portugal, mas os operadores turísticos (desde os grandes hotéis de 5 estrelas aos mais simples “snack-bars”) devem estar atentos a este fenómeno desportivo. Sendo uma variante do “rugby union” (mais popular tanto em Portugal como no mundo, e designado em português como “râguebi”), o “rugby league” é um desporto muito acompanhado em algumas regiões de Inglaterra (principalmente no Norte, junto à fronteira com a Escócia) mas acima de tudo na Austrália, onde existe um campeonato totalmente profissional. Também em França existe uma tradição considerável, com torneios organizados de forma contínua desde a década de 30, embora sem a popularidade dos citados países anglo-saxónicos.

Neste sentido, é perfeitamente viável que, entre os turistas estrangeiros (principalmente ingleses) que vêm ao Algarve, tanto em Lagos como em outras cidades e zonas do distrito de Faro, existam alguns interessados em acompanhar eventuais transmissões televisivas das principais partidas deste desporto. Portanto, é importante que os operadores, mesmo que não conheçam detalhadamente os calendários das competições, estejam atentos ao fenómeno; não só para distinguirem o “rugby league” do “rugby union”, mas também para, caso necessário, sintonizarem as suas televisões para este desporto. Desta forma, poderão captar alguns clientes que queiram ver um jogo de “rugby league” durante a sua estadia no Algarve.

Jogar râguebi em Lagos

Por outro lado, é provável que os turistas tenham noção que, sendo o “rugby league” menos divulgado que o râguebi, seja difícil encontrar outros jogadores dessa modalidade para jogar durante as férias. Em todo o caso, é algo a que os principais clubes da região poderão estar atentos, mesmo que seja para convidar os turistas a jogar râguebi “normal” – ou râguebi “sevens”, que não precisaria de tantos participantes. O “Clube de Futebol Esperança de Lagos”, apesar do nome e da sua tradição mais ligada ao “desporto-rei”, é um dos clubes associados da Federação Portuguesa de Rugby.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *