Râguebi em Portugal

download (5)

O râguebi tem uma história antiga em Portugal, ainda que nunca tenha sido um desporto tão enraizado ou popular como o futebol. O primeiro campeonato foi organizado na época 1958-59 e o vencedor foi o CF Os Belenenses. O termo “râguebi” corresponde ao “rugby union” da língua inglesa, a variante mais popular e conhecida desde desporto a nível mundial.

Distribuição geográfica e sociológica

O râguebi tem sido um desporto de influência marcadamente universitária, com os principais clubes a terem origem em universidades ou faculdades. Estudantes do ensino superior, dedicando o tempo livre ao desporto e abertos a influências menos “mainstream” que o futebol, têm sido os principais recetores e dinamizadores do “rugby union” em Portugal. Basta reparar que, dos 58 campeonatos já disputados, 37 foram vencidos por equipas que se enquadram nesta categoria:

  • CDUL: originado na Universidade de Lisboa
  • GD Direito: ligado à respetiva faculdade da mesma universidade
  • Técnico: relativa à associação dos estudantes do Instituto Superior Técnico, ainda da Universidade de Lisboa
  • Agronomia: equipa da associação de estudantes do Instituto Superior de Agronomia, de Lisboa
  • Associação Académica de Coimbra, umbilicalmente ligada à Universidade de Coimbra.

No mesmo sentido, a capital tem sido o grande centro do râguebi nacional. Fazendo o mesmo exercício em termos geográficos; os únicos 4 campeonatos que não foram conquistados por uma equipa baseada na Grande Lisboa foram os vencidos pela Académica de Coimbra.

Contudo, tal não significa que não exista râguebi no resto do país; na verdade, talvez nunca como atualmente o râguebi se tenha mostrado tão forte e bem representado a nível nacional, pois não só existe um segundo escalão de competição (atualmente denominado I Divisão, abaixo da Divisão de Honra), como desde 2004 que se realiza ininterruptamente um terceiro escalão (a II Divisão), naturalmente com promoções e despromoções ligando este sistema competitivo. Em 2015-16, o vencedor da I Divisão foi o Rugby Clube de Montemor e o da II Divisão o RC Bairrada.

Porém, permanece o facto de as equipas da Grande Lisboa dominarem, no essencial, o campeonato, quer a nível histórico quer atualmente, tendo tomado o nome de Divisão de Honra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *