A História do CDUL

CDUL

Em 1952, nasceu em Lisboa um clube que durante as seis décadas seguintes formaria alguns dos melhores jogadores de “rugby” portugueses. Fundado pelo Engenheiro Vasco Pinto de Magalhães, o Centro Desportivo Universitário de Lisboa, ou CDUL, é ainda hoje a maior referência em termos de clubes no panorama do “rugby” nacional.

Aproveitando a inauguração do Estádio Universitário de Lisboa, em 1956, esta jovem equipa logo fez desse espaço a sua sede, continuando hje a treinar e a disputar os seus jogos em casa.

O CDUL nasceu como um clube multidesportivo, não apenas focado no “rugby”, e nos primeiros anos da sua existência chegou igualmente a obter muito bons resultados com a sua equipa de atletismo.
Hoje em dia, o clube de atletismo do CDUL acolhe atletas de todas as idades, apostando acima de tudo na formação dos mais jovens, com quem tem tido algum sucesso, tanto a nível individual, como em resultados por equipa.

Embora inicialmente se focasse nos alunos das universidades de Lisboa, rapidamente se percebeu a importância da formação dos mais jovens e atualmente são centenas as crianças e adolescentes que passam todas as semanas pelos treinos de “rugby” e atletismo do CDUL.

E foi mesmo o “rugby” que trouxe a maior visibilidade ao Centro Desportivo universitário de Lisboa. À conquista do seu primeiro campeonato nacional, na época de 1963/64, seguiram-se muitos outros títulos.
É esta visibilidade, aliada a um comportamento exemplar dos jogadores, dirigentes e equipa técnica, que faz do CDUL uma escola não só para o desporto, mas para a vida. O CDUL rege-se por um código de conduta que se foca nas boas práticas desportivas, na dedicação, no espírito de grupo, solidariedade e respeito, tanto pelos colegas, como pelos adversários em campo.

A completar 65 anos de existência, o CDUL continua, com o mesmo vigor de sempre, a formar jovens e a proporcionar grandes espetáculos desportivos.