Equipa Portuguesa Competiu na Amlin Challenge Cup

Queensland_vs_New_South_Wales_(ca._1920,_Brisbane)

Na época 2013-14, foi notícia a participação de uma equipa portuguesa, o Lusitanos XV, na Amlin Challenge Cup, a segunda competição de râguebi de clubes mais importante da Europa, comparável à Liga Europa (futebol) ou à Taça CERS (hóquei em patins). A oportunidade surgiu depois de problemas financeiros terem afetado o concorrente de Espanha, a equipa Olimpus XV. Apesar de se preverem grandes dificuldades, uma vez que os jogadores amadores portugueses iriam enfrentar equipas profissionais, o treinador da equipa, Frederico Sousa, salientou tratar-se de uma ocasião única e também da possibilidade de os jogadores portugueses terem mais visibilidade no exterior.

O Lusitanos XV não é um clube participante nos campeonatos nacionais. Na verdade, a equipa é composta por jogadores selecionados a partir dos diversos clubes, muito à imagem da própria seleção nacional. Por ser uma inscrição de última hora, a Federação Portuguesa de Rugby nem sequer teve de suportar encargos financeiros.

Lusitanos XV na Amlin Challenge Cup

Como se previa, os Lusitanos XV tiveram grandes dificuldades, dado o seu estatuto amador. Integrada na Pool 5 (um grupo de 4 equipas, do qual o vencedor seria apurado para os quartos de final), a equipa portuguesa somou 6 derrotas em 6 jogos, contra o Stade Français, o London Irish e o Cavalieri Prato. Note-se, porém, que na pool 2 uma outra equipa somou menos pontos durante esta “fase de grupos”: o Mogliano conseguiu 55 pontos, contra os 68 do Lusitanos.

É de salientar, porém que a equipa vencedora do grupo da equipa portuguesa, o Stade Français, foi eliminada nos quartos de final por uma equipa inglesa, os Harlequins, por uma resultado desnivelado de 29-6. Nas meias-finais estiveram 4 equipas de Inglaterra, e a vitória acabou por sorrir aos Northampton Saints, que bateram na final o Bath por 30-16.

Esta seria a última edição da European Challenge Cup (com o nome do patrocinador, à data) antes da reformulação da competição. A partir de 2014, surgiu a European Rugby Challenge Cup.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *