Associação Portuguesa de Rugby League

download (6)

A “Portuguese Rugby League Association” (Associação Portuguesa de Rugby League) é uma associação desportiva nascida em Sydney, na Austrália, em 2005, com o objetivo de promover a prática do “rugby league” entre as comunidades de emigrantes portugueses naquele país. O clube tornou-se o embrião para a formação da seleção portuguesa de “rugby league”, sedeada inteiramente na Austrália. Embora possa parecer estranho que uma seleção nacional esteja localizada noutro país, tal compreende-se pelo facto de o “rugby league” não ser jogado em Portugal e por os jogadores partilharem o entusiasmo, tanto pelo desporto, como pelo seu país de origem, ou pelos seus antepassados.

Rugby League, ou Râguebi de 13

Virtualmente desconhecido em Portugal, o “rugby league” é uma variante do râguebi, também menos conhecida e disputada a nível internacional (o que naturalmente terá contribuído para que nunca se tenha instalado em terras lusas). Todavia, as grandes potências desportivas são sensivelmente as mesmas, sobretudo com a preponderância da Austrália e da Nova Zelândia. As principais diferenças que apresenta, em comparação com as regras da modalidade mais tradicional do râguebi (que em inglês se designa “rugby union”, por oposição a “rugby league”), são o facto de se praticar com 13 jogadores (daí também ser chamado, em português, “râguebi de 13”) e a pontuação (o ensaio vale apenas 4 pontos, e o pontapé de ressalto 1.)

Percurso da seleção de “rugby league”

A seleção fez diversos jogos a partir de 2005, quer contra outras seleções nacionais (como a das Fiji), quer contra outras equipas que se deslocavam à Austrália para defrontar equipas locais, como as equipas das Forças Armadas Britânicas ou do British Royal Armoured Corps. Os portugueses conseguiram, eventualmente, participar no prestigiado Cabramatta International Nines, um importante torneio australiano de “rugby league” que reúne clubes e seleções nacionais na mesma competição. Contudo, e apesar dessa vontade expressa, não há registos de a seleção nacional ter conseguido organizar jogos de demonstração em Portugal.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *